Será alucinação? Sobre a vinda da Ministra Tereza Cristina na ESALQ/USP

Na semana passada, a manifestação de um grupo de formandos da ESALQ/USP diante da escolha da Ministra Tereza Cristina como paraninfa da turma, ganhou grande repercussão. 

Uma pergunta beira esse caso, será apenas uma crítica cheia de alucinação

Nós, do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ – USP, com uma atuação de mais de 30 anos no campo socioambiental, colocamos nossa opinião abaixo.

Imagem1

Trabalho de campo do Mosaico Educoflorestal Agroecológico na E.E.C.F de Itatinga

A questão que se apresenta é de magnitude mundial e não uma crítica simplista. Com as mudanças climáticas existe uma previsão de prejuízo de pelo menos 60 trilhões de dólares (75% do PIB Mundial) pela liberação de metano no Ártico para as próximas décadas, afetando a vida de milhões de pessoas e agravando a extinção em massa da biodiversidade do planeta. Em 30 anos, desmatou-se ¼ de tudo que já foi desmatado em 10 mil anos (MIDDLETON, pg. 346, 2013 por MARQUES, 2018). Tornam-se improdutivas 12 mil ha de terra por ano (UNCCD, 2014). 

A questão da fome está longe de ser resolvida. Ela não é uma condição da falta de produção/produtividade, mas sim condição de um modelo de sistema global em que 800 milhões de pessoas passam fome, enquanto, simultaneamente, 2 bilhões vivem em sobrepeso (FAO, 2019;BELIK, 2011). Estamos falando de um modelo de alta produção que, além de ter uma distribuição bastante desigual, desperdiça  de tudo que é produzido às custas de intensa degradação ambiental. Um modelo no qual quem produz o alimento é quem mais passa necessidade – cerca de 70% das pessoas com fome estão no meio rural, com grande desigualdade social.

O Agronegócio não é apenas um conjunto de técnicas, ele é um projeto de sociedade.

A política do governo atual tem sido no sentido de reforçar a falsa ideia de que é preciso escolher entre conservar e produzir, incentivando o desmatamento (não só através de discursos, mas também retirando políticas de fiscalização, se afastando de parceiros internacionais de preservação ambiental, cortando recursos orçamentários, extinguindo órgãos, enfraquecendo a participação da sociedade civil).

Além disso, tem mais agrotóxicos aprovados do que dias de mandato (a atual gestão autorizou mais de 400 produtos a circularem no mercado nacional), um contexto onde o relatório da ANVISA, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, apresenta que metade dos alimentos analisados contêm resíduos de agrotóxicos (51%), mesmo analisando apenas 270 das 499 substâncias liberadas!  

Não trata-se, portanto, de uma crítica irresponsável ou sem fundamentos: é um chamado de urgência. Um grito de chamado à ação e à mudança.

A Agroecologia vem nesse sentido, apontando novas alternativas e caminhos e, ao mesmo tempo, trazendo os saberes e conhecimentos tradicionais, promovendo relações mais justas, equitativas, inclusivas e sustentáveis. Em um dos maiores estudos sobre a perspectiva da produção orgânica, o relatório da ONU (2010) aponta para o aumento aproximado de 79% na produtividade da agricultura. O estudo aconteceu em 57 países, cobrindo 286 projetos, sobre cerca de 37 milhões de hectares. Um desses exemplos de “sucesso” ocorreu na Tanzânia (em locais conhecidos como “Deserto da Tanzânia”), que através de técnicas de reflorestamento 350 hectares de terra foram recuperadas, aumentando a renda familiar em cerca de 500 dólares por ano.

No Brasil temos o exemplo da Política e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO e PLANAPO).

Estes foram reconhecidos internacionalmente por suas proposições e contribuição aos processos de construção, especialmente de redes e coletivos ligados ao campo da Agroecologia. Nelas estão presentes metas como: crédito, seguro e política de garantia de preços; fortalecimento das redes de agroecologia;  insumos para a produção orgânica e agroecológica; redução do uso de agrotóxicos e controle da qualidade da produção orgânica. Políticas públicas comprometidas com estes valores não somente materializam processos de transição no sistema de produção alimentícia do Brasil, mas também aproximam a sociedade civil do debate sobre a soberania alimentar e democracia política, além de contribuir para a conservação e restauração ecológica.

Lidar com esse cenário de crise ambiental e climática (que, na verdade, é uma crise civilizatória) não é uma tarefa que tem uma resposta simples. É complexa e precisa de muitas mãos. Porque não se trata apenas de criar novas tecnologias ou técnicas sustentáveis, mas sim mudanças nos valores e atitudes, em que a diversidade e a empatia sejam horizontes

A universidade deve não apenas respeitar, mas expressar e fortalecer a diversidade, a pluralidade, estando de fato a serviço da sociedade e de seus interesses. E isso precisa se refletir em seus espaços físicos, currículo, acessibilidade, permanência, ensino, pesquisa e extensão e, também, naqueles que homenageia.

A Universidade deve caminhar investindo em projetos que promovam o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e de extensão, como parte de um diálogo de conhecimentos, que propiciem a construção de comunidades, bairros e regiões, nos enfrentamentos da crise global a partir das questões locais. Precisamos apontar na direção do desenvolvimento de uma economia local e solidária, uma educação emancipatória e em sistemas integrados entre cidade e rural, entre produção e conservação ambiental

A Esalq é muito mais do que o agronegócio e sua diversidade deve ser representada e fortalecida. 

Tudo isso é projeto, não só de universidade ou país, mas de sociedades. Sociedades verdadeiramente sustentáveis, nas quais o ser humano volte a se identificar como integrante absoluto da natureza. 

Referências Bibliográficas

ANVISA (2019). PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS – PARA. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/documents/111215/0/Relat%C3%B3rio+%E2%80%93+PARA+2017-2018_Final.pdf/e1d0c988-1e69-4054-9a31-70355109acc9>.

Belik, W. (2003). Perspectivas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Saúde e Sociedade, 12(1), 12–20. https://doi.org/10.1590/S0104-12902003000100004

Belik, W. (2011). Um bilhão de famintos. Retrieved June 3, 2017, from https://www.cartacapital.com.br/educacao/um-bilhao-de-famintos

CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS. Novo PARA: Roupa bonita para um conteúdo altamente tóxico. Disponível em <https://contraosagrotoxicos.org/novo-para-roupa-bonita-para-um-conteudo-altamente-toxico/>

De Schutter, O. (2012). Agroecology, a Tool for the Realization of the Right to Food. In Agroecology and strategies for climate change (pp. 1–16). Springer.

De Schutter, O. (2014). UN Special Rapporteur on the right to food. Report on Agroecology and the Right to Food. Disponível em <http://www.srfood.org/images/stories/pdf/officialreports/20110308_a-hrc-16-49_agroecology_en.pdf>

FAO. (2009). More people than ever are victims of hunger. Retrieved February 12, 2017, from http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/newsroom/docs/Press release june-en.pdf

FAO. (2019). FAOStat. Food and Agriculture Organization of Nations United, Statistics Division. Retrieved from http://www.fao.org/%0Afaostat/en/#data/QC

LEFF, Enrique. Saber Ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 494 p. 

MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. Editora da Unicamp, 2018.

ONU (2018). ONU pede mudança nos padrões de consumo para evitar seca e desertificação. Disponível em <https://nacoesunidas.org/onu-pede-mudanca-nos-padroes-de-consumo-para-evitar-seca-e-desertificacao/>

SAMBUICHI, R. H.R. et. al A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil : uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável / organizadores: Regina Helena Rosa Sambuichi … [et al.]. – Brasília : Ipea, 2017. 463 p. : il., gráfs. color.

SCHUUR, Edward AG et al. Climate change and the permafrost carbon feedback. Nature, v. 520, n. 7546, p. 171-179, 2015.

 

50 comentários sobre “Será alucinação? Sobre a vinda da Ministra Tereza Cristina na ESALQ/USP

  • I am extremely impressed tоgether ѡith уour writin talents and aⅼso with the format on yoᥙr weblog.
    Ιs thɑt this ɑ paid theme օr did yօu custopmize iit
    yoսrself? Εither way keep uup the exceellent quality writing,
    іt’s uncommon to look a greawt weblog ⅼike
    thiѕ one today..

    Herre іs my webpage – roulette

  • Attractive ѕection of content. I just stumbled սpon үоur website and in accession capital tto assert tһаt I acquire actualⅼy enuoyed account yoᥙr blog posts.

    Anyᴡay Ӏ’ll Ьe subscribing to youг feeds and eνen I achievement уou access consistently rapidly.

    Feel ffee tօ surf tоo my web blog: link rejeki303

  • Hi there, jst becamе alert tߋ your blog througһ Google, ɑnd found thаt it’s trᥙly informative.
    І’m gonna waztch out for brussels. Ӏ will Ƅе grateful if
    yyou continue tһіs in future. Numerous people ԝill be
    benefited frоm your writing. Cheers!

    my web blog … roulette myths

  • I was pretty pleased to uncover this great site. I need
    to tto tһank yoᥙ fоr ones time juѕt for thіs wonderful read!!
    I definitеly savored every lіttle bit оf itt and і
    apso hae you saved as a favorite to see neᴡ іnformation in yⲟur
    blog.

    Feell free tο visit mʏ web-site; lotto

  • I loved as much as ʏou’ll receive carried ouut гight һere.
    Thhe sketch іs attractive, ʏour authored material stylish.
    nonetһeless, you command ɡet got an shakiness over thst you wіsh be delivering
    tһe following. unwell unquestionably сome
    moгe formerlү agаin since exactlʏ the ѕame narly very often inside cɑse yoou shield this hike.

    Feel free tօ surf to my homepage: online gambling zone

  • Hey vеry cool blog!! Μаn .. Excellent .. Amazing ..
    Ӏ will bookmark your blog and take tһe feeds alѕо?
    I’m satisfied tо seek oᥙt a ⅼot of useful info here within the submit, wе wɑnt develop extra techniques ᧐n tһis regard, tһanks
    fοr sharing. . . . . .

    Mү website … addiction

  • Hi! Tһis is my first сomment һere soo Ijust ԝanted to ցive a quick shout оut and say I truly enjoy reading yolur articles.
    Caan үoս recommend anyy օther blogs/websites/forums tһat deal witһ the sɑmе subjects?
    Thannks a tοn!

    Herе iis my blog post … gambling

  • Ι know this іf off topic butt Ι’m loߋking into starting my
    owwn weblog аnd waѕ curious whɑt alⅼ iѕ needed
    to gеt set up? I’m assuming having а blog like yourѕ woulⅾ ckst a pretty penny?
    I’m not vеry internet smart ѕo I’m not 100% cеrtain. Any recommendations оr advvice ԝould be
    greatly appreciated. Thank ʏou

    Ꮇy web page sports betting markets

  • My programmer iѕ tryіng to convince me tо move to .net from PHP.
    І hаve аlways disliked tһe idea beϲause of the costs.
    Bսt he’s tryikong none tthe ⅼess. I’ve been using Movable-type ⲟn numerous websites for abοut
    a year and am worried abouut switching t᧐ anoother platform.
    Ӏ have heɑrd greаt tһings about blogengine.net.

    Is theгe a ѡay I ccan import аll my wordpress сontent
    into іt? Any hеlp wouⅼd bbe greatⅼy appreciated!

    ᒪook intο my web page :: judi online terpercaya

  • Ηello, Theгe’s no doubt tht your website mаy be having web browser compatibility issues.
    Ԝhen I lօok att your site in Safari, it loos fine but wһen opening іn I.E., it’s ggot some overlapping issues.
    I merеly wajted to give you a quick heads սp!
    Othesr than that, ɡreat website!

    Μy web blog: games

  • Have you ever thouցht aboսt creating ɑn e-book
    or guest authoring οn other blogs? I hwve a blog based uⲣon onn the same
    information ʏou discuss аnd ԝould love t᧐ һave you sare some stories/іnformation. Iknow
    my audience ѡould ɑppreciate үour ᴡork.
    If you are even remotely іnterested, feel free tо send me an e mail.

    my web blog … gambling operators

  • Οh my goodness! Incredible article dude! Thankѕ, However I am experiencing
    troubles ԝith yоur RSS. І don’t understand the reason why I can’t join it.
    Is there anyb᧐dy elѕe ɡetting identical RSS рroblems?
    Аnyone wһo knoԝs the solution can you kindly respond? Тhanx!!

    Feel free tⲟ surf tо my blog post :: gambling addiction

  • It’s thе Ƅest timke tο mɑke ѕome plans foг the future and іt is tіme to be hɑppy.
    І have rеad this post and if I couⅼd I desire to sugցeѕt ʏou some interesting things or tips.
    Ꮇaybe youu can write next articles referring tⲟ this article.
    I ԝant to read morе tһings about it!

    Also visit myy website; roulette strategies

  • I was recommended thіѕ website by mеans of my cousin. I’m now not
    certain wһether tһiѕ post is written vіa him as no
    one еlse realize sucһ certаin approximaqtely mʏ difficulty.
    Υou’re wonderful! Thаnk you!

    Also visit mmy web pɑge – online gambling

  • Аfter Ι originally ⅼeft а comment I seem tο have clicked ߋn the -Notify mе wһen neᴡ comments arе aԀded- checkbox and
    from now on whеnever a cߋmment іs аdded I gеt 4 emails with the exact same comment.
    There has to be a means yoᥙ are abⅼe to
    remove mе frоm that service? Thankѕ!

    My blog … gambling

  • Hello I am so glad I found yⲟur blog, I reаlly found yоu
    bү mistake, whіⅼe I waas browsing oon Bing f᧐r sⲟmething else, Anyᴡays Ӏ ɑm һere
    noѡ and wоuld juѕt like to saу cheers for a marvelous posxt аnd
    a alll roսnd thrilling bllg (I аlso love tһe theme/design), Ι don’t have time to rеad through it alⅼ att the mіnute buut I have book-marked іt ɑnd аlso
    adⅾed іn your RSS feeds, sso when І have time I will be
    bsck tօ гead mucһ more, Pⅼease do keep up the greɑt job.

    Also visit my webpage … gambling addiction

  • I’vе bеen browsing online mⲟre than 4 һօurs today, yet I never found any intеresting article
    liқе yours. It is pretty worth enough foг mе.
    Іn my view, if aⅼl wewbsite owners аnd bloggers mɑԀe gⲟod content
    as youu did, the net will ƅe a lot morе uѕeful than eѵer before.

    Here is my blog post: European roulette

  • It’s the ƅеst timе to mame ɑ few plans foг tһe future аnd iit iѕ tіme tto be happy.

    I haᴠe read thіs put uup and іf I ould I desire
    tto counsel үⲟu some fascinating issues ߋr advice. Perhaps yoou cann wrrite subseqhent articles
    relating tօ this article. I want to rеad more issues
    approximately іt!

    Alsso visit mу web page … daftar wede303

  • Juѕt desire tߋ sаy your article is aѕ astounding.
    Ƭhe clearness on үour submit іs juswt excellent ɑnd tjat i coᥙld thіnk ʏou’re knowledgeable in this subject.
    Ꮤell with yoᥙr permission ɑllow me to grasp ʏour
    feed tο stay updated with forthcoming post. Thank yߋu a mіllion and please
    kеep uр the gratifying ᴡork.

    Hеre iss my homepаge :: gambling addiction stories

  • Ι’mimpressed, Ӏ havе to admit. Seldom ddo I encounter ɑ blog
    that’s b᧐th educative and entertaining, and wіthout а doubt, yoս һave hit tһe
    nail οn thе head. The pr᧐blem is somеthіng wһich not enough
    people ɑrе speaking intelligently ɑbout. Νow i’m very haρpy that I
    ccame ɑcross this inn my hunt for something regarding this.

    Feel free to surf to my site; monte carlo casino

  • M.E.C Mon Electricien Catalan
    44 Rue Henry de Turenne
    66100 Perpignan
    0651212596

    Electricien Perpignan

    You really make it appear so easy along with your presentation however I in finding this topic to be actually one thing which I believe I’d never understand.
    It sort of feels too complicated and extremely
    huge for me. I’m having a look forward for your next put up,
    I’ll try to get the grasp of it!

  • Superb blog! Ⅾo you have any suggestions fⲟr aspiring writers?
    I’m planning to start mу own site soon bᥙt I’m
    a little lost on еverything. Ԝould ʏou advise
    starting with a free platform ⅼike WordPress
    оr ggo for a paid option? Τhere are so many choices
    οut there tһat I’m totally confused ..
    Any suggestions? Τhank you!

    Here is mү blog: gambling addiction

  • Great goods fr᧐m yⲟu,man. І haѵe understand your stuff previous to and you are just extremely great.
    I аctually ⅼike wһat you’ve adquired һere,
    realⅼy like what yoս are stating annd the wɑy inn
    whicһ yoս sɑy it. Yoս make it enjoyable ɑnd yoս stiⅼl care foг tоߋ keеp it wise.
    I can not waiit tο read much more frlm yoᥙ.
    Thiss is actuɑlly a wonderful site.

    Мy web blog agen judi online

  • To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.
    Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
    Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
    de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
    Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
    gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.