Mosaico Educo-Florestal Agroecológico de Itatinga

31 de janeiro de 2020

 

  1. Nome do grupo: Mosaico Itatinga.
  2. Objetivos:

A atuação do grupo tem como objetivo principal divulgar as potencialidades da Estação Experimental de Ciência Florestais de Itatinga para a população do município e estudantes da ESALQ/USP, através de atividades que promovam a construção de um saber ambiental complexo e agroecológico, com práticas agroflorestais, gestão de resíduos e arborização urbana, sempre permeadas por uma Educação Ambiental dialógica, crítica e emancipadora.

  1. Data de início dos trabalhos:

A criação do grupo foi desencadeada em 2014, a partir de especulações do Governo do Estadual e Municipal a fim de desapropriar uma parte da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECFI). Este foi o ponto gerador de uma movimentação entre docentes, estudantes de graduação e pós graduação da ESALQ/USP que tinha como objetivo fortalecer as relações entre a EECFI e a população de Itatinga-SP. Este caminho levou à formalização de um grupo de estudantes que visa, através da agroecologia, revolucionar a atuação da EECFI nas atividades de ensino, extensão e pesquisas desenvolvidas.

A atuação em trabalhos de campo começou efetivamente em Julho de 2018, por meio do Programa de Estágio de Férias de Itatinga (PREFERI), destinado à  ingressantes do curso de Engenharia Florestal da ESALQ/USP e estudantes de outras Universidades do Brasil. Este estágio, anteriormente, consistia em atividades de inventário florestal, viveiro de Eucalipto e apoio à pesquisa em talhões de silvicultura. Neste primeiro período de atuação, o grupo Mosaico Itatinga implantou o chamado “SAF Pomar” e iniciou um plano de gestão de resíduos sólidos, afinal, até então, não havia nenhuma separação dos resíduos gerados na Estação, que eram em sua totalidade encaminhados para o Aterro Sanitário. A partir desta primeira atuação foi implementado um gerenciamento de resíduos que separa e destina os resíduos da seguinte maneira: recicláveis (encaminhado à um catador de reciclável autônomo), comum (aterro) e orgânicos (para composteiras).

Em 2019, o grupo se inscreveu no Programa Unificado de Bolsas da USP, conseguindo recursos que contribuiram para a dedicação de estudantes da graduação. Mestrandos que desenvolvem seus projetos em Itatinga e tem relação com agroecologia, também se incorporaram ao Mosaico.

Uma das grandes conquistas do Mosaico foi aprimorar e ampliar sua atuação no PREFERI, introduzindo um novo eixo de atuação para o estágio, chamada de Engenharia e Sustentabilidade, que conta com atividades de Viveiro com Nativas, Manejo de Sistemas Agroflorestais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Arborização Urbana (esta última, é realizada no município de Itatinga/SP em apoio da Diretoria de Meio Ambiente). Essa mudança proporcionou melhorias significativas na elaboração e performance do Estágio de Férias, tanto para a EECFI, quanto para estagiários/as.

  1. Como se desenvolve a autogestão

A organização do grupo consiste em reuniões semanais e momentos de formação coletiva, onde se rotacionam as tarefas de preparação, mediação e registro da reunião. Ao menos uma vez por ano procuramos realizar uma imersão na EECFI, onde todos/as membros do grupo devem participar, a fim de avaliar as ações realizadas até então e também definir e planejar as próximas atividades. Nos dividimos para sempre irmos nos Programas de Estágio de Férias (PREFERI) e tentamos sempre nos organizar de forma horizontal.

  1. Formato e periodicidade dos encontros

Os encontros têm ocorrido semanalmente, às segundas-feiras, das 13hrs às 15hrs, sendo as reuniões organizacionais intercaladas com momentos de formação acerca da agroecologia e resíduos sólidos.

  1. Referências teóricas que embasam o trabalho

Certamente a atuação do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e do Programa USP Recicla, referenciam e embasam as atuações do grupo como um todo, principalmente no espectro didático.

Além disso, algumas outras figuras são inspiração para atuação, dentre elas podem ser citadas: Paulo Freire, Vandana Shiva, Enrique Leff, Ernst Göstsh, Ana Maria Primavesi, Marcos Sorrentino e Ana Maria Meira de Lello.

  1. Atividades realizadas

São realizados anualmente pelo grupo múltiplas atividades, constam dentre elas a organização e facilitação na Semana de Engenharia e Sustentabilidade do PREFERI, evento para estudantes de Engenharia Florestal abrangendo diferentes regiões do Brasil, que ocorre duas vezes ao ano durante três semanas nos meses Janeiro e Julho; o Curso de Extensão, que visa a aproximação das ETECs, além de proporcionar vivências práticas nas áreas da EECFI; a Vivência Agroecológica idealizada pelos próprios membros do grupo, que consta na organização de vivências nas áreas do horto buscando demonstrar as atuações do grupo e divulgar a existência e potencialidades da estação, além da ideia prática da agroecologia e todos os temas e ideais que cercam; foram escritas e submetidas pelos membros do grupo projetos juntamente à articulação dos professores de diversas áreas dentro da ESALQ, com intuito de agregar no processo formativo, auxiliar e facilitar a execução e participação dos membros do grupo no projeto, a partir das bolsas PUB oferecidas pela USP. Das quais possuem os temas de: Gerenciamento de Resíduos; Arborização Urbana; Problematização de Espaços Urbanos; e Controle de Brachiarias.

  1. Atividades em desenvolvimento

Este ano, por conta da COVID-19, nos organizamos para fazermos encontros semanais do grupo por meio do meet.google, intercalando reuniões fechadas para os integrantes e outra semana com formações sobre temas que trabalhamos abertas ao público – que mostrou muita aderência. Essas formações fazem parte do momento “Hora da Agroecologia”. Foram tratadas temáticas quanto ao solo, compostagem, resíduos sólidos, valorização do alimentos regionais, além de outros temas futuros como PANCS, conceito de SAF e agroecologia, captação de água da chuva, meliponário, sementes orgânicas e transgênicas, entre outros. As formações estão disponíveis no canal do Youtube do Mosaico Itatinga.

Desde o ano passado, representantes do Mosaico estavam participando das reuniões da JURA (Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ), que seria realizada em Abril. Porém, o evento foi adiado por conta do cenário vivido. Desta maneira, o grupo inteiro está inserido em um Grupo de Trabalho (GT) da JURA: a comunicação e cultura. Todos os sábados, fazemos postagens relacionados à Reforma Agrária nas redes sociais da Jornada. Também está sendo discutido como divulgar para os demais meios de comunicação o evento.

O grupo também está dedicado a reescrever bolsas para o Programa Unificado de Bolsas da USP, para que haja permanência do grupo e visibilidade do grupo.

 

  1. Materiais produzidos pelo grupo (cartilhas, vídeos, artigos, protocolos, portfólio)

Vídeos dos momentos de formação realizados durante a pandemia.

Hora da Agroecologia

Artigos:

1° Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade.

XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (Ainda não foram publicados os anais).

Resumos:

Resumo no 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnologia da USP com o tema “Agroecologia como Instrumento Didático na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga”. 2019.

Resumo no XII Simpósio dos Pós-Graduandos do CENA: “Vivência em Agroecologia e Resíduos Sólidos na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga”. 2019.

Resumo no VI Workshop sobre Docência no Ensino Superior, com o resumo: “Gerenciamento de Resíduos na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga”. – ganhou o prêmio de segundo lugar no evento.

 

  1. Currículo resumido dos integrantes e/ou link para o Currículo Lattes:

 

Anna Fridha Santos Ott

Engenheira Florestal graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, mestranda em Recursos Florestais pela ESALQ-USP, pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) e militante pela construção do Bem-Viver. Currículo Lattes.

 

Anna Laura Lima Figueredo

Graduanda em Gestão Ambiental na ESALQ/USP, integrante do Mosaico Itatinga (2018 até o momento) e voluntária do Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (NAPRA). Desenvolve formações com diferentes públicos sobre resíduos sólidos em Piracicaba e Itatinga. Faz pinturas e aulas de canto como hobbies. Currículo Lattes.

 

Bruno Oliveira Garcia.

Engenheiro Ambiental formado pela UNESP, mestrando em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP, educador ambiental e agroecológico junto ao Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca). Sonha em seguir carreira docente e é escalador nas horas vagas. Currículo Lattes.

 

Joana Gabriela Coutinho Soares

Graduanda em Engenharia Florestal na Esalq/USP. Integrante do Mosaico desde 2019. Atuei em projetos de pesquisas nas áreas das humanidades ao longo do ensino médio, fui voluntária do Greenpeace durante dois anos. Gosto de longas conversas, longas caminhadas e de dormir cedo.

 

Kenia Fernanda Aguiar Santos

Engenheira Agrônoma formada em 2017, e atualmente mestranda em Recursos Florestais pela ESALQ/USP. Acredita que os Sistemas Agroflorestais, área na qual desenvolve sua pesquisa, podem contribuir para a transformação e revolução dos sistemas produtivos agrícolas.

 

Letícia de Morais Bueno

Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (ESALQ – USP). Membro do grupo Mosaico Itatinga desde 2019. Membro do comitê organizador da VII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da ESALQ. Almeja seguir carreira na área de Recuperação Florestal e desenvolver trabalhos com ações Governamentais.  Currículo Lattes.

 

Lucas Visentim Paschoalini

Graduando em bacharelado Engenharia Agronômica, graduando em Licenciatura Ciências Agrárias. Participa do coletivo LGBTQIA+ Integra/ESALQ e já participou de atividades com o USP Diversidade, foi bolsista CNPQ durante o ensino médio e têm experiência com pesquisa. Amante de Paulo Freire aspira ser professor e comunicador rural. Acredita na agroecologia e tem muito interesse em sistemas agroflorestais. Currículo Lattes.

 

Mariane Plana Sales Lopes.

Graduanda em Gestão Ambiental na ESALQ/USP, educadora ambiental formada pelo Programa Ponte e Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), faz parte de outro subgrupo da OCA chamado SANEAR. Ama arte, dança e música que toquem os sentidos.

 

Victor Azzolini do Nascimento

Graduando em Ciências Biológicas na ESALQ/USP. Membro do grupo Mosaico Itatinga desde 2018. Produz e vende pães artesanais de fermentação natural, onde encontrou em um hobbie uma paixão.