Casa do Bem Viver

31 de janeiro de 2020

Sendo um dos subgrupos da Oca, a Casa do Bem Viver é um coletivo de pessoas engajadas na co-construção de um Espaço Educador na Colônia do Bananal, dentro do campus da ESALQ/USP, em Piracicaba – SP. 

As atividades iniciaram-se em 2015, quando a administração do espaço foi cedida ao Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA) e ao Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca. 

Desde então, buscamos construir relações socioambientais que contribuam com a transição para sociedades sustentáveis, e, através do Bem Viver, da Educação Ambiental, da Agroecologia e da Permacultura, trabalhamos na e pela cultura da Terra/terra consciente e harmônica. Inspiramo-nos nos povos originários e nas culturas tradicionais da América Latina e atuamos com Tecnologias Sociais Sustentáveis.

 

Objetivos:

  • Contribuir para a formação dos estudantes de graduação da ESALQ/USP nas áreas de Educação Ambiental, Bem Viver, Agroecologia e Permacultura através de atividades de ensino-aprendizagem junto à comunidade e pela comunidade. Apoiando trabalhos em grupo, observações de campo e projetos de intervenção socioambiental;

  • Contribuir para a criação e consolidação de estruturas educadoras demonstrativas no Espaço Educador Casa do Bem Viver, fomentando a popularização e apropriação social de Tecnologias Sustentáveis por meio de oficinas com o público externo;

  • Implementar, de maneira didática e participativa, um Quintal Agroflorestal e instalações permaculturais no Espaço Educador Casa do Bem Viver;

  • Promover ações conjuntas com os demais subgrupos do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) através da troca de saberes e trabalhos em grupo;

  • Construir a formação interna dos integrantes através de apresentações e discussões que resgatem cosmovisões de povos originários e promovam o aprofundamento teórico na temática do Bem Viver;

  • Organizar o grupo através da autogestão, utilizando-a como ferramenta de aprendizagem na construção das relações interpessoais visando uma comunicação clara e honesta.

 

Atividades realizadas:

  • Oficina de Tinta de Terra;

  • I Curso Popular de Design Permacultural Paulo Kageyama;

  • Curso de Introdução à Permacultura;

  • Curso de saneamento ecológico;

  • Vídeo educador sobre Plantas Medicinais da Espiral de Ervas;

  • Realização do Ciclo de Diálogos em Bem Viver e Agroecologia: InspirAções;

  • Formação aberta sobre Bem Viver, Agroecologia e autocuidado na pandemia;

  • Formação aberta sobre Ecofeminismo;

  • Formação aberta sobre Quintais Agroflorestais;

  • Formação aberta sobre Tecnologias Sociais Sustentáveis;

  • Formação aberta teórico-prática sobre abelhas nativas com construção de iscas de abelhas;

  • Formação aberta teórico-prática sobre Compostagem com construção de uma composteira de aeração passiva;

  • Participação no curso com o subgrupo Raízes de Tupi sobre planejamento de produção agroecológica;

  • Oficina sobre plantio em espiral;

 

Atividades em desenvolvimento:

  • Realização de reuniões semanais para organização das atividades;

  • Participação na reunião semanal da Oca;

  • Produção de conteúdo educador para as redes sociais do grupo;

  • Atividades de plantio e manejo do Quintal Agroflorestal do Espaço Educador;

  • Escrita de projetos e relatórios para editais do Programa Unificado de Bolsas;

  • Processo Inclusivo Formativo (PIF) para integração de novos integrantes;

  • Estudos e diálogos sobre temas relacionados às atividades do grupo.

Alguns resultados:

  • Sistema de saneamento ecológico instalado. A bacia de evapotranspiração (BET) presente na Casa do Bem Viver é um sistema de saneamento ecológico de baixo custo que trata todo o esgoto produzido pelo espaço;

  • Canteiro em espiral. Espiral construída com tijolos contendo diversas espécies como açafrão, hortelã, peixinho da horta, entre outras, dispostas de maneira a respeitar os extratos naturais de cada espécie e suas necessidades fisiológicas de luz e água;

  • SAF bordadura. Sistema agroflorestal implantado ao redor do espaço físico da Casa do Bem Viver que conta com espécies variadas de frutíferas tropicais e adubos verdes.

  • Composteira de aeração passiva. Composteira de aeração passiva construída no quintal para descarte adequado dos resíduos orgânicos ali gerados.

 

Integrantes:

  • Camila Beltrame de Oliveira é graduanda de Gestão Ambiental na ESALQ/USP. Ingressou como voluntária na Oca fazendo parte do subgrupo Casa Do Bem Viver em 2022, que trabalha com educação ambiental e agroecologia. Atualmente, é bolsista na área de Educação Ambiental e pesquisa científica no GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia em Manejo de Florestas Tropicais), outro grupo de extensão da ESALQ. 


  • Emily Sakurai – graduanda em Gestão Ambiental na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Ingressou como integrante voluntária no Laboratório de Educação e Política Ambiental/OCA atuando no subgrupo Casa do Bem Viver. É bolsista do Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (CEPARA) desde 2021, integrante do Núcleo Nheengatu, núcleo de Agroecologia da ESALQ/USP, onde atuou como coordenadora. Também faz parte do Centro Acadêmico de Gestão Ambiental desde o início da graduação.



  • Isabel Meirelles Bittencourt é graduanda em Gestão Ambiental na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Iniciou sua participação na Casa do Bem Viver, subgrupo do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA, como voluntária em setembro de 2022. Além disso, é integrante do Grupo de Estudos Floresta e Água – GEFLA, onde atua em projetos de análise e conservação de bacias hidrográficas e zonas riparias. Antes disso fez parte do Amaranthus, grupo pioneiro na ESALQ que abriu espaço para a agricultura alternativa, atualmente focado na produção orgânica. 



  • Joaquim de Almeida Coelho – cursa graduação em Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Ingressante no Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA pelo subgrupo Casa do Bem Viver. Tem experiência com projetos de mutirão e preservação de Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Baixo Rio Negro (AM) e no Quilombo de Ivaporunduva (SP) por grupos voluntários em parceria com a Associação pela Família (ASPF).


  • Lara Dias Figueiredo é graduanda em Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Agrárias na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Em abril de 2022 ingressou como voluntária na Casa do Bem Viver, subgrupo do Laboratório de Educação e Política Ambiental/OCA, e desde setembro do mesmo ano é bolsista PUB deste subgrupo. Além disso, por dois anos realizou trabalhos de Restauração, Inventário Florestal, etc, pela ESALQ Jr. Florestal, empresa júnior vinculada à universidade. 



  • Lívia Gomes Borges – graduanda em Gestão Ambiental na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. No ano de 2021 ingressou como integrante voluntária no Laboratório de Educação e Política Ambiental/OCA atuando no subgrupo Casa do Bem Viver. No final de 2022 passou a integrar como bolsista o Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (CEPARA), grupo integrante do Núcleo Nheengatu, núcleo de Agroecologia da ESALQ/USP. 


  • Marcela Dorisse Ramos – graduanda em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP. Participa do Laboratório de Educação e Política Ambiental/OCA com atuação no grupo de extensão Casa do Bem Viver desde 2021. Além disso, atualmente participa do GEPANP (Grupo de Extensão e Pesquisa em Áreas Naturais Protegidas) e já participou do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Capes.

 

Contatos: bemviver.casa@gmail.com

(19) 971484088 – Lívia