Artigos

24 de janeiro de 2020

ALVES, Denise, SORRENTINO, Marcos. Felicidade e seu papel nos processos educadores: um diálogo necessário na busca de Indicadores de sustentabilidade socioambiental. Trabalho apresentado no V Encontro Nacional da Anppas (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade), 4-7 out 2010, Florianópolis (SC).

ALVES, Denise M. G., ANDRADE, Daniel F., BARBOSA, Cibele R., BIASOLI, Semiramis A., BIDINOTO, Vanessa M., BRIANEZI, Thaís, CARRARA, Miriely, COATI, Ana P., COSTA PINTO, Alessandra B., FERREIRA, Leo E. C., LUCA, Andrea Q., MACHADO, Júlia T., NAVARRO, Sandra M., PORTUGAL, Simone, RAIMO, Andrea A., SACCONI, Laura V., SIM, Edna F.C., SORRENTINO, Marcos. Em busca da sustentabilidade educadora ambientalista. In: AmbientalMENTEsustentable, jan-dez 2010, ano V, vol. I, núm. 9-10, p. 7-35

ANDRADE, Daniel Fonseca de, SORRENTINO, Marcos. O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental. In: Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.25, n.58, p.139 – 160, jan-abr 2016.

ANDRADE, Daniel Fonseca de; LUCA, Andréa Quirino de; SORRENTINO, Marcos. Dialogue in processes of environmental education of public politics in Brazil. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 33, n. 119, p. 613-630,  June  2012 .  

ANDRADE, Daniel Fonseca de, LUCA, Andrea Quirino de, SORRENTINO, Marcos. O diálogo em processos de políticas públicas de educação ambiental no Brasil. In: Educação Social, Campinas, v. 33, n. 119, p. 613-630, abr-jun 2012.

ANDRADE, Daniel Fonseca de, BRIANEZI, Thaís, SORRENTINO, Marcos. Dialogar e ter agenda – o desafio da comunicação enfrentado pelos povos e comunidades tradicionais da Amazônia brasileira. In: SHIMANSKI, Edina; BRONOSKY, Marcelo (Org.). Meio ambiente, crise e cidadania: tensões e articulações no debate ecológico. Ponta Grossa: Editora Toda Palavra, 2011.

ANDRADE, Daniel Fonseca de, SORRENTINO, Marcos. Da gestão ambiental à educação ambiental: as dimensões subjetiva e intersubjetiva nas práticas de educação ambiental.  In: Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 8, n. 1 – pp 88-98 , 2013.

ALVES, Denise, SORRENTINO, Marcos. Felicidade e seu papel nos processos educadores: um diálogo necessário na busca de Indicadores de sustentabilidade socioambiental. Trabalho apresentado no V Encontro Nacional da Anppas (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade), 4-7 out 2010, Florianópolis (SC).

ALVES, Denise M. G., ANDRADE, Daniel F., BARBOSA, Cibele R., BIASOLI, Semiramis A., BIDINOTO, Vanessa M., BRIANEZI, Thaís, CARRARA, Miriely, COATI, Ana P., COSTA PINTO, Alessandra B., FERREIRA, Leo E. C., LUCA, Andrea Q., MACHADO, Júlia T., NAVARRO, Sandra M., PORTUGAL, Simone, RAIMO, Andrea A., SACCONI, Laura V., SIM, Edna F.C., SORRENTINO, Marcos. Em busca da sustentabilidade educadora ambientalista. In: AmbientalMENTEsustentable, jan-dez 2010, ano V, vol. I, núm. 9-10, p. 7-35

BATTAINI, Vivian, SORRENTINO, Marcos, TROVARELLI, Rachel.  Ensino e aprendizagem da educação ambiental: contribuições de disciplinas na Universidade de São Paulo. v. 1., n. 23-24. 2017.

BATTAINI, Vivian; PERES, Isabela, K.; SORRENTINO, Marcos. Participação em atividades de educação ambiental: indícios de sua qualificação a partir de uma investigação-ação no arquipélago de Fernando de Noronha – PE. Ambiente & Educação – Revista de Educação Ambiental. Volume 25 | nº 2| 2020.

BIASOLI, Semíramis, SORRENTINO, Marcos. Dimensões das políticas públicas de educação ambiental: a necessária inclusão da política do cotidiano. Ambiente & Sociedade. São Paulo. Vol. 21, 2018.

BIASOLI, Semíramis, BRIANEZI, Thaís, SORRENTINO, Marcos. Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer? REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 1, n. 3, 2015.

BRIANEZI, Thaís, SORRENTINO, Marcos. A modernização ecológica conquistando hegemonia nos discursos ambientais: o caso da Zona Franca de Manaus. Ambiente & Sociedade. v. 15. n. 2. São Paulo. 2012.

CASTELLANO, Maria; SORRENTINO, Marcos. Participação em políticas públicas para conservação de matas ciliares no Estado de São Paulo. Ambient. soc.,  São Paulo ,  v. 15, n. 1, p. 53-69, Apr.  2012.

CASTELLANO, Maria; SORRENTINO, Marcos. Devemos aproximar questões sobre ética e direitos animais à educação ambiental? O que pensam educadores ambientais brasileiro sobre esse tema. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 10, n. 1 – págs. 88-103, 2015

COSTA-PINTO, Alessandra Buonaviglia, LUCA, Andrea Quirino de, CASTELLANO, Maria. Coletivo Educador Ambiental de Campinas (COEDUCA): uma análise preliminar de sua dinâmica interna de participação. Trabalho apresentado no IV Encontro Nacional da Anppas (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade), 4-6 junho 2008, Brasília (DF).

DE MORAES, Fernanda Correa, PORTUGAL, Simone, RAYMUNDO, Maria Henriqueta Andrade, SILVA, Luciana Ferreira, FRANCISCO, Ingrid Bardini, SILVA, Rafael Falcão, SORRENTINO, Marcos. Alfabetização Agroecológica Ambientalista e o Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ/USP. Cadernos de Agroecologia, v. 12, n. 1, julho de 2017.

GARCIA, Bruno Garcia; TRENTO, Luã Gabriel; BRAGA, Maraísa Resende. Romper paradigmas para construção de sociedades sustentáveis: agroecologia na formação de redes, economia local solidária e políticas públicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental – Revbea, São Paulo, V. 15, No7:314-333, 2020.

LUCA, Andrea Quirino de, ANDRADE, Daniel Fonseca de, SORRENTINO, Marcos. O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental. In: Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 589-606, mai/ago 2012.

LUCA, Andrea Quirino de, LAGAZZI, Suzy Maria, SORRENTINO, Marcos. Análise de Discurso da Política Pública de Educação Ambiental do Brasil. Trabalho apresentado no VI Encontro Nacional da Anppas (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade), 18-21 set 2012, Belém (PA).

LUCA, Andrea Quirino de, BRIANEZI, Thaís, SORRENTINO, Marcos. O conceito de comunidade na educação ambiental. Trabalho apresentado no V Encontro Nacional da Anppas (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade), 4-7 out 2010, Florianópolis (SC).

MACHADO, Júlia, BATTAINI, Vivian. ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: A EXPERIÊNCIA DA OCA. Fórum Ambiental da Alta Paulista. V. 07. N. 06. 2011

MORIMOTO, Ìsis Akemi, SORRENTINO, Marcos. Contribuições da educação e do direito ambiental para a construção de políticas públicas de proteção ambiental em zonas rurais. Trabalho apresentado no VIII Congreso de Educación Ambiental Para El Desarrollo Sostenible, Cuba, 8 a 12 de julho de 2013.

MONTEIRO, Rafael de Araujo Arosa; SORRENTINO, Marcos . O diálogo na educação ambiental: uma síntese a partir de Martin Buber, David Bohm, William Isaacs e Paulo Freire. Pesquisa em Educação Ambiental (Online) , v. 14, p. 10-31, 2019.

MONTEIRO, Rafael de Araujo Arosa; SORRENTINO, Marcos. Ciência pós-normal e pesquisa em educação ambiental: uma aliança desejável. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online) , v. 12, p. 194-208, 2017

OCA – LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O “Método Oca” de Educação Ambiental: Fundamentos e Estrutura Incremental. Revista de Educação Ambiental. Ambiente e Educação. v. 21. n.1. 2016.

OCA – LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Arte e Espiritualidade na Educação Ambiental. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 4, n. 3, 2018.

PERES, Isabela Kojin; Trento, Luã Gabriel; FERNANDES, Bruno. Esperança como ação: caminhos ao pós-pandemia. Outras Palavras. TERRA E ANTROPOCENO. 05 de junho de 2020. 

RAYMUNDO, Maria Henriqueta Andade, BRANCO, Evandro Albiach, BIASOLI, Semíramis, SORRENTINO, Marcos, MARANHÃO, Renata. Indicadores de monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil. AmbientalMente Sustentable. Revista Científica Galego-Lusófona de Educácion Ambiental. v.1. n. 23-24. 2017.

SORRENTINO, M. ; PORTUGAL, Simone ; Araceli Serantes Pazos ; VAZQUEZ, C. V.  Por una nueva cultura de la tierra, tierra y territorio: rutas de transición para sociedades sustentables. Carpeta Informativa del CENEAM , v. 1, p. 3-9, 2020.