Apresentação

19 de março de 2020

II Simpósio de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis

-> De 17 a 27 de Setembro de 2020 <-

Justificativa

A perspectiva de transição para sociedades sustentáveis explicita um desejo de mudança, de transformação, de movimento, que vai do atual estado de degradação que o planeta vive para uma organização social mais equilibrada, justa e sustentável na Terra.

Os eventos climáticos extremos e o crescente número de refugiados climáticos em todo mundo é uma nova situação global que exemplifica a crise civilizatória que vivemos. Para lidar com esse novo momento histórico é necessário articular todos os setores da sociedade e, mais do que isso, um plano global com atuação local para lidar com a situação visando preservar as formas de vida existentes e promover as condições necessárias para que se desenvolvam em sua plenitude.

Uma das possibilidades de lidar com esse cenário é a perspectiva de Municípios Educadores Sustentáveis, isto é, atuação local e coordenada entre os diversos segmentos de uma unidade administrativa municipal que eduquem para sustentabilidade socioambiental. É uma estratégia de descentralização e de co-responsabilização para formulação, implementação e avaliação de processos de educação ambiental que atuem na base da sociedade fomentando mudanças culturais e construindo políticas públicas participativas para elaboração de novos acordos sociais visando a melhoria das condições de vida.

Como articular os diferentes segmentos da sociedade numa mesma direção com um propósito comum? Qual é o município que queremos? Quais estratégias podem ser adotadas buscando mobilizar todos os munícipes a serem também educadores ambientais populares em suas áreas de atuação no seu cotidiano? Como construir participativamente políticas públicas estruturantes para catalisar as transformações que almejamos?

Essas são algumas das questões a serem refletidas e dialogadas no II Simpósio de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis que será realizado nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2020 em formato online.

Parceiros

Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA – https://www.funbea.org.br/

Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental – http://www.institutoestre.org.br/

Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – ANPPEA – http://www.monitoraea.org.br/

Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE ESALQ/USP – https://www.esalq.usp.br/svcex/content/grupo-de-estudos-desafios-da-pr%C3%A1tica-educativa-gedepe

Oficina do Encontro

Fórum Popular da Natureza – http://forumdanatureza.org.br/

Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental – NACE PTECA

Projeto Assentamentos Agroecológicos – NACE PTECA – http://www.nacepteca.esalq.usp.br/projeto-assentamentos-agroecol%C3%B3gicos

Objetivo

O evento tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos sobre transição para sociedades sustentáveis a partir da educação ambiental com integração e articulação do setor público, setor privado, instituições de educação superior (pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação) e sociedade civil organizada. Visando promover diálogos e partilhar experiências o evento terá como temas centrais os Municípios que Educam para Sustentabilidade e Crise Climática. As vésperas das eleições municipais em todo o país, é inequívoca a necessidade de dialogarmos sobre o assunto.

Produções

Os Anais do 1º Simpósio Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis são fruto de um trabalho colaborativo de pessoas comprometidas com a educação ambiental e cumpre o importante papel de registrar e divulgar o evento e contribuir para sua continuidade em diferentes territórios. 

Acesse [aqui] e navegue por toda construção deste evento que aconteceu em 2018!