ARTIGO COMPARTILHA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EDUCADORA SOCIOAMBIENTAL

Artigo publicado por membros da OCA compartilha experiências com processo intervencionista no distrito de Tupi, no município de Piracicaba. O trabalho intitulado “O saneamento rural e a construção de comunidades agroecológicas: experiência intervencionista no distrito de Tupi (Piracicaba/SP)“, liderado pelo doutorando Bruno Fernandes demonstra como metodologias participativas e educadoras libertárias, podem proporcionar melhor compreensão de realidades locais e construção de olhares diversificados, potencializados e atentos à problematização de questões emergentes, de onde pode-se construir, através das tecnologias sociais e do exercício em coletivo, algumas alternativas viáveis.

A experiência possibilitou articulações institucionais e locais, para políticas e projetos contextualizados, a construção de tecnologias sociais, e um processo educativo significativo para o coletivo extensionista, abrindo o leque da complexidade e potencialidade da Agroecologia na transformação das comunidades. O trabalho destaca que pensar na construção de comunidades deve ir além de possibilitar instrumentos institucionais e legais. É compreender as culturas e os modos de vida diversos, que se entrelaçam numa teia complexa de relações, potencializando a emancipação popular, estruturas de tecnologias sociais e educadoras contextualizadas. A agroecologia, neste sentido, provoca o movimento, a transformação e, simultaneamente, já não é mais a mesma.

O trabalho está disponível aqui: https://periodicos.unb.br/index.php/rbagroecologia/article/view/51179/38735