Nota de apoio e solidariedade ao INPE

 

WhatsApp Image 2019-07-29 at 11.40.55

Nós do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), pertencente a Universidade de São Paulo (USP), manifestamos nosso apoio e solidariedade ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e seu diretor, Ricardo Galvão, alvos de críticas e ataques sem fundamentos por parte do Governo Federal.

O INPE é uma instituição reconhecida no país e no exterior, responsável por pesquisas e desenvolvimento de sistemas fundamentais para a proteção ambiental e o combate ao desmatamento ilegal. Todos os dados gerados pelos sistemas de monitoramento do INPE estão abertos para avaliação e uso público, como é possível verificar diariamente com os dados meteorológicos e de imagens de satélite amplamente usados e divulgados pelas redes de comunicação do país em seus telejornais.

O Instituto tem sido parceiro direto da Oca e da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA) na construção participativa e popularização de indicadores de políticas públicas de Educação Ambiental, feito este inédito em nosso país e de suma importância para a formação de seres humanos comprometidos com a transição para sociedades sustentáveis e o bem-viver. 

Declaramos também nosso compromisso com a constituição permanente de uma universidade pública, gratuita, diversa e de qualidade, de um modelo educacional que objetive a formação integral de seres humanos e a construção científica plural e acolhedora dos saberes e culturas presentes em nosso país.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.