A necessidade de distanciamento social fomentou a nossa criatividade para inovar a apresentação de trabalhos no 2º Simpósio Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis – Munícios que educam para sustentabilidade. Para valorizar os trabalhos e promover os diálogos teremos dois momentos.
- Os trabalhos aprovados ficarão disponíveis em formato de vídeo (com duração de 5 a 10 minutos) em sessões temáticas organizadas em playlist do youtube. Cada um poderá assistir quando quiser e puder, comentar sobre os trabalhos e um diálogo se inicia.
- Durante o Simpósio teremos sessões simultâneas de diálogo sobre cada uma das playlists do youtube. Contará com um mediador do Simpósio que fará um resumo sobre os trabalhos (baseado nos resumos e nos vídeos do youtube) e será proposto um momento de diálogo entre os autores e os participantes do Simpósio. Neste momento “ao vivo”, apenas um dos autores representará o trabalho, os demais podem participar do diálogo geral (se inscritos no evento).
Recomendações para gravação do vídeo
- Preparar um vídeo de 5 a 15 minutos em formato MP4 (com baixa resolução e o menor tamanho possível de MB).
- Enviar pelo formulário (https://forms.gle/yH1GdGa9s4WwZcms9) até o dia 13/09/2020.
- O vídeo pode ser feito por um ou por todos os autores.
- Preencha o formulário de envio do vídeo exatamente com os mesmos dados fornecidos no momento da sua inscrição no Even3.
- É de extrema importância que o título do vídeo tenha o número do trabalho (disponível na sua área no Even3) e o título tal como foi submetido.
- Se não for possível identificar o autor inscrito e nem sobre qual trabalho o vídeo se refere, o trabalho será reprovado.
É de extrema importância que, além de produzir o seu vídeo, você assista e interaja com os demais trabalhos da sua sessão no YouTube.
A seguir preparamos um guia para auxiliar a produção doméstica do seu vídeo / apresentação de seu trabalho
- Preparação do conteúdo
Seu depoimento deve abordar a questão: qual a contribuição/papel desse trabalho para impulsionar a transição diante dessa crise que estamos vivendo?
Para além disso, traga os pontos centrais do trabalho apresentado. Lembre de dizer nome dos autores e instituições, título do trabalho, eixo temático e tipo de trabalho. Siga as mesmas orientações sugeridas para a produção dos resumos (http://oca.esalq.usp.br/simposio-educacao-ambiental-2020/submissao-de-trabalhos-orientacoes/).
O vídeo pode ter duração de 5 a 15 minutos.
2. A escolha do local para filmagem
Posicione-se de forma que as principais fontes de luz (natural ou artificial) incidam sobre seu rosto ou objeto a ser filmado. Evite que a fonte principal de luz esteja posicionada atrás de você, você irá aparecer de forma escura na imagem e o fundo ficará iluminado. Isso causará uma má impressão no telespectador.
Uma dica: caso você queira incrementar sua cena e tiver luminárias ou abajures móveis, esses objetos podem ser posicionados como objetos de fundo e utilizados de modo a criar uma luz decorativa que ilumine o fundo da cena.
3. Captação da imagem
As câmeras instaladas em seus computadores já dão conta do recado, entretanto, o ideal é que a câmera esteja na altura dos olhos (uma pilha de livros pode ajudar na tarefa!). Você pode usar o programa Zoom ou o Google Meets para gravar esses vídeos, por exemplo. É importante que você olhe para a câmera e não para a tela do computador.
Se preferir usar a câmera do celular, atente-se para um detalhe importante: as câmeras da parte traseira (que você usa para tirar fotos de paisagens, por exemplo) de seu smartphone, são geralmente melhores que as da parte frontal. Utilize o celular na horizontal. Lembre-se de colocar o celular na altura dos olhos (novamente uma pilha de livros pode ajudar na tarefa!). Olhe para a câmera (e não para a tela)!
Após clicar em “gravar”, ajeite-se e aguarde alguns segundos antes de começar a falar. Após terminar, aguarde novamente alguns segundos antes de desligar a gravação. Esse procedimento facilita o corte do vídeo para a edição final.
4. Captação do som
A qualidade do som é fundamental para que seu vídeo fique bom. Por isso, prefira utilizar um microfone, que pode ser do próprio fone de ouvido do celular.