O nosso último encontro… Com esse sentimento, a segunda turma da especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis se reuniu no dia 5 de dezembro de 2020 para uma breve avaliação do curso e, principalmente, para celebrar o fim desse processo. Uma confraternização dessa comunidade de aprendizagem, formada por um grupo de pessoas dispostas a construir e a transformar coletivamente.
Para a ocasião, sentíamos que faltavam palavras capazes de expressar toda as sensações e experiências vivenciadas. Mas, para iniciar os festejos, a equipe pedagógica propôs a construção de uma linha do tempo, alimentada por todos os envolvidos, com a cronologia dos nossos encontros, recheada por uma miscelânea de imagens, fotos e escritos.
Além de visualizarmos os registros de memória, nossos e de todos os colegas, fomos embalados pela reprodução de nossa música, que compomos coletivamente, e que nos desperta a conexão enquanto grupo e que nos impacta pela beleza lúdica da criação artística.
Naquele momento, nos sentimos plenos e contentes, pois em um ano tão desafiador quanto esse pandêmico 2020, conseguimos permanecer unidos e nos nutrindo. Todos dentro desse barco que entramos em 2019 e que, mesmo diante das adaptações necessárias ao longo de todo o processo, mantinha o lema de encerrar o curso com qualidade e com todos juntos. Foi um momento para estar em grupo, confraternizar, sentir e avaliar o que passou.
Nos alegramos com as conquistas, individuais e coletivas, festejamos esse ambiente acolhedor, diverso e solidário, que nos possibilitou presença genuína, autoconhecimento e mudanças de paradigmas. Embarcamos de um jeito, mas saímos do barco transformados, mais potentes e mais fortes, pela confiança nessa rede e pela esperança vinda com as conexões. E ainda, pela certeza de que os encontros não acontecem à toa, mas que são orquestrados por esse desejo de atuação para construção de um mundo de harmonia e paz entre todos os seres vivos.
A força guerreira desse grupo e o fechamento do ciclo foram celebrados também com a presença do músico Maikão e com o convite para que trocássemos mensagens e deixássemos recadinhos uns para os outros. Interessante que, mesmo com o tempo do encontro terminado, nós não queríamos encerrar, perpetuando assim o desejo de olhar uma vez mais para cada amigo/amiga, ouvir alguma brincadeira, ou os beijos e os até breve… Um desejo autêntico de permanecer, um pouquinho mais, como grupo, como coletivo, como companheiros/companheiras…
O que se criou, se eternizou. Axé!!!
Texto: Vanessa Piazza (egressa turma 2019-2020)
Foto: Ana Luíza Bernussi (estagiária equipe pedagógica)