Apresentação

II Simpósio de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis

-> De 17 a 27 de Setembro de 2020 <-

Justificativa

A perspectiva de transição para sociedades sustentáveis explicita um desejo de mudança, de transformação, de movimento, que vai do atual estado de degradação que o planeta vive para uma organização social mais equilibrada, justa e sustentável na Terra.

Os eventos climáticos extremos e o crescente número de refugiados climáticos em todo mundo é uma nova situação global que exemplifica a crise civilizatória que vivemos. Para lidar com esse novo momento histórico é necessário articular todos os setores da sociedade e, mais do que isso, um plano global com atuação local para lidar com a situação visando preservar as formas de vida existentes e promover as condições necessárias para que se desenvolvam em sua plenitude.

Uma das possibilidades de lidar com esse cenário é a perspectiva de Municípios Educadores Sustentáveis, isto é, atuação local e coordenada entre os diversos segmentos de uma unidade administrativa municipal que eduquem para sustentabilidade socioambiental. É uma estratégia de descentralização e de co-responsabilização para formulação, implementação e avaliação de processos de educação ambiental que atuem na base da sociedade fomentando mudanças culturais e construindo políticas públicas participativas para elaboração de novos acordos sociais visando a melhoria das condições de vida.

Como articular os diferentes segmentos da sociedade numa mesma direção com um propósito comum? Qual é o município que queremos? Quais estratégias podem ser adotadas buscando mobilizar todos os munícipes a serem também educadores ambientais populares em suas áreas de atuação no seu cotidiano? Como construir participativamente políticas públicas estruturantes para catalisar as transformações que almejamos?

Essas são algumas das questões a serem refletidas e dialogadas no II Simpósio de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis que será realizado nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2020 em formato online.

Parceiros

Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA – https://www.funbea.org.br/

Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental – http://www.institutoestre.org.br/

Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – ANPPEA – http://www.monitoraea.org.br/

Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE ESALQ/USP – https://www.esalq.usp.br/svcex/content/grupo-de-estudos-desafios-da-pr%C3%A1tica-educativa-gedepe

Oficina do Encontro

Fórum Popular da Natureza – http://forumdanatureza.org.br/

Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental – NACE PTECA

Projeto Assentamentos Agroecológicos – NACE PTECA – http://www.nacepteca.esalq.usp.br/projeto-assentamentos-agroecol%C3%B3gicos

Objetivo

O evento tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos sobre transição para sociedades sustentáveis a partir da educação ambiental com integração e articulação do setor público, setor privado, instituições de educação superior (pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação) e sociedade civil organizada. Visando promover diálogos e partilhar experiências o evento terá como temas centrais os Municípios que Educam para Sustentabilidade e Crise Climática. As vésperas das eleições municipais em todo o país, é inequívoca a necessidade de dialogarmos sobre o assunto.

Produções

Os Anais do 1º Simpósio Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis são fruto de um trabalho colaborativo de pessoas comprometidas com a educação ambiental e cumpre o importante papel de registrar e divulgar o evento e contribuir para sua continuidade em diferentes territórios. 

Acesse [aqui] e navegue por toda construção deste evento que aconteceu em 2018!

 

Apresentação

 

O objetivo principal do curso de Especialização “Educação e Sustentabilidade Ambiental” é formar especialistas capazes de atuar na transição para sociedades sustentáveis. O curso visa enfrentar o desafio de formar pessoas que contribuam no enfrentamento do cenário de intensificação das degradações socioambientais no Brasil e no mundo em consonância com a tradição das ciências ambientais da ESALQ. 

Histórico

O curso de especialização “Educação e Sustentabilidade Ambiental” tem sido idealizado nos últimos anos pela Oca a partir de reflexões cotidianas sobre a formação de profissionais atuantes na construção de uma sociedade mais sustentável e feliz. Uma série de iniciativas já foram realizadas nesse sentido como projetos, intervenções e múltiplos processos educadores.

A proposta do presente curso de especialização tem se fortalecido a partir das experiências bem-sucedidas das edições 2019-2020, 2017-2018 e 2001-2002 somadas ao reconhecimento sobre a importância do curso na vida profissional das especialistas formadas

Justificativa

A formação profissional na área ambiental tem-se constituído um desafio frente a atual crise socioambiental no Brasil e no mundo. Muitos cursos têm sido criados com objetivo de qualificar esses profissionais atendendo a diversas especificidades na área. Entretanto, a demanda desses profissionais com uma qualificação mínima para contemplar as especificidades emergentes, em especial quando se trata de intervenção nos espaços socioambientais, está aquém das necessidades geradas.

Essa qualificação parece estar fundamentalmente comprometida pelos processos pedagógicos dominantes nas práticas educacionais encontradas nos vários níveis de ensino. Praticas essas que, segundo inúmeros estudos realizados sobre as mais diferentes áreas e níveis do conhecimento das últimas décadas, se apresentam respaldadas numa concepção de construção de conhecimento que se caracteriza por ser asséptica, distanciada da experiência, dos interesses e das capacidades dos estudantes desenvolvidas nas e das suas relações porque vem de uma racionalidade objetiva, simplificada e cartesiana.

No que se refere à temática ambiental, há necessidade de se construir a compreensão e a ação na realidade de forma sistêmica e articulada. A participação e do diálogo efetivo entre profissionais, pesquisadores e comunidades, se dá através dos mais variados campos do conhecimento e saber evidenciando, portanto, é necessário reconhecer essa natureza multi e interdisciplinar. Além disso, é preciso compreender o sujeito conectados em seu ambiente (nas suas múltiplas dimensões) e fomentar processos empoderadores de atuação concreta na realidade.

Desse modo, a educação ambiental tem se mostrado um espaço ou uma área pertinente para o enfrentamento dessa e outras questões à medida em que possibilita um novo olhar para a crise instalada com propostas para sua superação. Essa proposta está embasada em métodos e ferramentas que buscam a transição para sociedades sustentáveis se aproximando de conceitos do pensamento complexo, diálogo de saberes, análise compartilhada da conjuntura, pesquisa ação, pesquisa intervenção, ciências políticas, econômicas e sociais.

Através deste curso, pretende-se fomentar e apoiar a construção de conhecimentos teóricos e práticos de Educação Ambiental na transição para sociedades mais sustentáveis, relacionados à formação de educadores socioambientais para ação transformadora, contribuindo para a educação ambiental permanente, continuada e articulada.

Objetivos

  • Contribuir para a formação de profissionais autônomos e críticos que atuem na transição para sociedades sustentáveis;

  •  Criar uma comunidade de aprendizagem que se retroalimente e se inspire na proposição de intervenções educadoras sustentáveis;

  •  Oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção de conhecimentos nas áreas de educação, ambientalismo, políticas públicas, intervenção educadora, dialogando com sentidos existenciais e utopias individuais e coletivas;

  •  Contribuir para compreensão sobre limites e possibilidades de atuação em políticas públicas no atual modelo de organização das sociedades.

Materiais Importantes

Este documento, intitulado “Orientações Gerais”, tem por objetivo apresentar e detalhar os procedimentos da segunda edição do curso de especialização “Educação e Sustentabilidade Ambiental”
O Projeto Político Pedagógico é construído de forma incremental e participativa pelas membras da equipe pedagógica e estudantes das edições do curso. Confira as versões feitas nas edições passadas do curso: