Desde a divulgação da nossa primeira carta aberta, em 20/05/2020 na qual contextualizamos os esforços da Comissão Organizadora na realização do II Simpósio de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis (EATSS), continuamos monitorando e avaliando a situação da saúde pública frente ao COVID- 19.
A pandemia escancara as mazelas do sistema sociopolítico que vivemos em todo o mundo, pautado pela desigualdade socioeconômica e pela degradação ambiental. Especialmente no Brasil é lamentável e revoltante a forma como gestores públicos federais tem conduzido as políticas nesse momento. Precisamos defender a democracia participativa e a qualidade de vida garantindo o acesso de todas as brasileiras à alimentação saudável, moradia digna, vestuário, educação e cuidados médicos.
Refletir, dialogar, pesquisar e agir são tarefas imprescindíveis para caminharmos na transição para sociedades mais sustentáveis. O II Simpósio EATSS se coloca o desafio de ser um espaço que impulsiona a realização de cada uma dessas tarefas, por meio de bons encontros que contribuam para a construção de vínculos, redes, elaboração de estratégias e fortalecimento dos propósitos individuais e coletivos que culminam nessa transição.
Diante desse contexto, comunicamos a realização do evento nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade à distância. Com a chegada da primavera, esperamos que o simpósio contribua para incrementar a esperança, a organização social e o trabalho de cada uma de nós participantes desse encontro. Escrevemos essa carta a fim de esclarecer que o evento acompanha os desdobramentos da conjuntura fluída e que toda a Comissão Organizadora está trabalhando para construir um evento de qualidade com a criatividade, inovação e profundidade que o tema Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis exige.
Acompanhe as notícias no site (www.oca.esalq.usp.br) e nas redes sociais (facebook e instagram da Oca). Certamente será muito importante estarmos juntos!
Se cuidem.
Abraços,
Comissão Organizadora.