O método Oca em Educação Ambiental é resultado dos 30 anos de história do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Sem a intenção de ser “fórmula pronta e fixa”, parte de princípios, valores, conceitos e diretrizes, bem como de análises conjunturais com temáticas geradoras socioambientais, do enunciar das utopias individuais e coletivas, do mergulho em si e no diálogo com o outro, num processo educador e formador, em cuja dinâmica estrutural seus doze componentes interagem de forma circular e transversal. Sendo incremental, o método Oca deixa em aberto o convite à continuidade de sua construção e implantação a fim de colaborar na trilha rumo às Sociedades Sustentáveis.
12 componentes do Método Oca:
- Temática problematizadora socioambiental
- Círculo de cultura
- Mergulhar em si próprio
- Conjuntura e utopia
- Planejamento participativo incremental e articulado
- Estudar, ler, aprender, pesquisar
- Mapeamento e diagnósticos
- Intervenção
- Incidir em políticas públicas
- Educomunicação
- Registro, sistematização, monitoramento e avaliação
- Cardápio de conteúdos
O artigo está disponível aqui: O “método Oca” de Educação Ambiental: fundamentos e estrutura incremental
5 pilares Oca
Os conceitos de identidade, comunidade, diálogo, potência de ação e felicidade são os cinco pilares que, na compreensão do Laboratório Oca, promovem a sustentabilidade dos processos educadores. Os conceitos aqui tratados foram revisados à luz de abordagens transdisciplinares e tecidos junto ao grupo de pesquisadores da Oca ao longo de um ano de estudos coletivos.
Acesse o artigo: Em busca da sustentabilidade educadora ambientalista
Projeto Político-Pedagógico
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Oca e todas as atividades que ela acolhe dialogam com um quadro referencial que busca qualificar a educação ambiental (EA) realizada ou que se pretende fazer.
Acesse o documento: Projeto Político-Pedagógico: Laboratório de Educação e Política Ambiental