Casa do Bem Viver

31 de janeiro de 2020

A Casa do Bem Viver é um espaço educador de Piracicaba que busca, através da permacultura, da educação ambiental, da troca de saberes e de tecnologias sustentáveis, contribuir para melhores relações socioambientais alinhadas ao conceito de Bem Viver.

 

Objetivos:

  • Contribuir para a formação dos estudantes de graduação da ESALQ/USP nas áreas de Educação Ambiental, Permacultura, Sistemas Agroflorestais e Agroecologia através de atividades de ensino-aprendizagem junto à comunidade. 
  • Contribuir para a criação e consolidação de estruturas educadoras demonstrativas no Espaço Educador Casa do Bem Viver;
  • Fomentar a popularização e apropriação social de tecnologias sustentáveis;
  • Consolidar o envolvimento com as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no Distrito de Tupi em Piracicaba/SP, através da realização de visitas, vivências e oficinas;
  • Apoiar a produção de materiais científicos, trabalhos em grupo, observações de campo e projetos de intervenção socioambiental;
  • Implementar, de maneira didática e participativa, um Sistema Agroflorestal na Casa do Bem Viver.

 

Data de início dos trabalhos:

  • Os trabalhos no espaço da Casa do Bem Viver começaram em 2015, quando a administração do local foi cedida ao Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental – NACE PTECA e ao Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP.

 

Como se desenvolve a autogestão:

  • A autogestão é um processo contínuo, todas as integrantes do grupo são responsáveis por todas as atividades, para que cada uma, a sua maneira, desenvolva as suas capacidades de escrita, fala, diálogo etc. Dessa forma, semanalmente cada integrante relata, coordena e dá formações nas reuniões do grupo em um sistema rotativo.

 

Formato e periodicidade dos encontros:

  • O grupo se encontra ao menos uma vez na semana para reunião, sendo os horários de outras atividades mais flexíveis e a partir das demandas;

 

Atividades realizadas:

  • Oficina de Tinta de Terra;
  • Oficina de Captação de Água da Chuva;
  • I Curso Popular de Design Permacultural Paulo Kageyama;
  • Curso de introdução à permacultura;
  • Curso de saneamento ecológico;
  • Parceria com o programa PJ+ no Horto de Tupi;
  • Oficina de identificação de plantas alimentícias não convencionais – PANC;
  • Oficina de cromatografia de solo;
  • Oficina de meliponicultura;
  • Apoio na realização do Dia pela Sustentabilidade na Escola Estadual Olívia Bianco.

 

Atividades em desenvolvimento:

  • Realização de reuniões semanais para organização das atividades;
  • Participação na reunião da OCA;
  • Produção de vídeos sobre as plantas medicinais da espiral de ervas;
  • Formações sobre temas relacionados às atividades do grupo;
  • Escrita de relatórios;
  • Estudos sobre temas relacionados às atividades do grupo.

 

Alguns resultados:

  • Sistema de saneamento ecológico instalado. A bacia de evapotranspiração (BET) presente na Casa do Bem Viver é um sistema de saneamento ecológico de baixo custo que trata todo o esgoto produzido pelo espaço;
  • Espiral de ervas. Espiral com diversas espécies aromáticas e medicinais dispostas de maneira a respeitar os estratos naturais de cada espécie e suas necessidades fisiológicas de luz e água;
  • SAF bordadura. Sistema agroflorestal implantado ao redor do espaço físico da Casa do Bem Viver que conta com espécies variadas de frutíferas tropicais e adubos verdes.

 

Materiais produzidos pelo grupo:

 

Integrantes:

  • Ivo Ferraz Racca cursa graduação em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de extensão e comunicação rural, agricultura orgânica, agroecologia e paisagismo. Atualmente é estagiário  do grupo Casa do Bem Viver, vinculado ao Laboratório de Educação e Política Ambiental e membro do grupo de estudos em paisagismo e plantas ornamentais (GEP), ambos ligados à ESALQ/USP;
  • Nadia Rosário de Oliveira é Engenheira Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de meio Ambiente; com ênfase em educação ambiental; viveiros educadores; políticas públicas ambientais e agrícolas; agroecologia e agrofloresta. Atualmente é mestranda no programa Ecologia aplicada – Interunidades ESALQ-CENA, além de pesquisadora e extensionista do Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP. Acesso ao Currículo lattes. 
  • Thaís Carvallet Queiroz.

 

Atividades desenvolvidas:

 

Referências teóricas:

  • Paulo Freire, Milton Santos, Acosta, Altieri, Boaventura, Método OCA.