A Casa do Bem Viver é um espaço educador de Piracicaba que busca, através da permacultura, da educação ambiental, da troca de saberes e de tecnologias sustentáveis, contribuir para melhores relações socioambientais alinhadas ao conceito de Bem Viver.
Objetivos:
- Contribuir para a formação dos estudantes de graduação da ESALQ/USP nas áreas de Educação Ambiental, Permacultura, Sistemas Agroflorestais e Agroecologia através de atividades de ensino-aprendizagem junto à comunidade.
- Contribuir para a criação e consolidação de estruturas educadoras demonstrativas no Espaço Educador Casa do Bem Viver;
- Fomentar a popularização e apropriação social de tecnologias sustentáveis;
- Consolidar o envolvimento com as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no Distrito de Tupi em Piracicaba/SP, através da realização de visitas, vivências e oficinas;
- Apoiar a produção de materiais científicos, trabalhos em grupo, observações de campo e projetos de intervenção socioambiental;
- Implementar, de maneira didática e participativa, um Sistema Agroflorestal na Casa do Bem Viver.
Data de início dos trabalhos:
- Os trabalhos no espaço da Casa do Bem Viver começaram em 2015, quando a administração do local foi cedida ao Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental – NACE PTECA e ao Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP.
Como se desenvolve a autogestão:
- A autogestão é um processo contínuo, todas as integrantes do grupo são responsáveis por todas as atividades, para que cada uma, a sua maneira, desenvolva as suas capacidades de escrita, fala, diálogo etc. Dessa forma, semanalmente cada integrante relata, coordena e dá formações nas reuniões do grupo em um sistema rotativo.
Formato e periodicidade dos encontros:
- O grupo se encontra ao menos uma vez na semana para reunião, sendo os horários de outras atividades mais flexíveis e a partir das demandas;
Atividades realizadas:
- Oficina de Tinta de Terra;
- Oficina de Captação de Água da Chuva;
- I Curso Popular de Design Permacultural Paulo Kageyama;
- Curso de introdução à permacultura;
- Curso de saneamento ecológico;
- Parceria com o programa PJ+ no Horto de Tupi;
- Oficina de identificação de plantas alimentícias não convencionais – PANC;
- Oficina de cromatografia de solo;
- Oficina de meliponicultura;
- Apoio na realização do Dia pela Sustentabilidade na Escola Estadual Olívia Bianco.
Atividades em desenvolvimento:
- Realização de reuniões semanais para organização das atividades;
- Participação na reunião da OCA;
- Produção de vídeos sobre as plantas medicinais da espiral de ervas;
- Formações sobre temas relacionados às atividades do grupo;
- Escrita de relatórios;
- Estudos sobre temas relacionados às atividades do grupo.
Alguns resultados:
- Sistema de saneamento ecológico instalado. A bacia de evapotranspiração (BET) presente na Casa do Bem Viver é um sistema de saneamento ecológico de baixo custo que trata todo o esgoto produzido pelo espaço;
- Espiral de ervas. Espiral com diversas espécies aromáticas e medicinais dispostas de maneira a respeitar os estratos naturais de cada espécie e suas necessidades fisiológicas de luz e água;
- SAF bordadura. Sistema agroflorestal implantado ao redor do espaço físico da Casa do Bem Viver que conta com espécies variadas de frutíferas tropicais e adubos verdes.
Materiais produzidos pelo grupo:
Integrantes:
- Ivo Ferraz Racca cursa graduação em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de extensão e comunicação rural, agricultura orgânica, agroecologia e paisagismo. Atualmente é estagiário do grupo Casa do Bem Viver, vinculado ao Laboratório de Educação e Política Ambiental e membro do grupo de estudos em paisagismo e plantas ornamentais (GEP), ambos ligados à ESALQ/USP;
- Nadia Rosário de Oliveira é Engenheira Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de meio Ambiente; com ênfase em educação ambiental; viveiros educadores; políticas públicas ambientais e agrícolas; agroecologia e agrofloresta. Atualmente é mestranda no programa Ecologia aplicada – Interunidades ESALQ-CENA, além de pesquisadora e extensionista do Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP. Acesso ao Currículo lattes.
- Thaís Carvallet Queiroz.
Atividades desenvolvidas:
Referências teóricas:
- Paulo Freire, Milton Santos, Acosta, Altieri, Boaventura, Método OCA.