Quem somos

3 de julho de 2019

Ana Luiza Medeiros Bernussi

Estagiária. Graduanda em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP, atualmente compõe a Equipe Pedagógica do Curso de Especialização “Educação e Sustentabilidade Ambiental” da OCA/ESALQ/USP. Atuou também como bolsista do Grupo de Trabalho Direitos Humanos (GTDH) ESALQ/USP e na articulação de eventos à caráter científico, político e deliberativo do curso de Gestão Ambiental à nível regional.

Anna Fridha Santos Ott

Engenheira Florestal graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, mestranda em Recursos Florestais pela ESALQ-USP, pesquisadora do Laboratório de Política e Educação Ambiental (Oca).

Bianca Limonge Avancini

Secretária Executiva e professora especialista. Atua como educadora e tutora na equipe pedagógica desde 2017. Graduada em Engenharia Florestal (ESALQ/USP), Técnica em Meio Ambiente pela ETB/ENFERMAP (2012). Atua na Oca há 5 anos em projetos de extensão com foco em formação de formadores. Possui experiência com processos participativos em arborização urbana

Bruno Fernandes

Possui graduação em Tecnologia Ambiental pela UNICAMP (2014). Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais (PPGRF/USP), também é estudante do curso de graduação em Pedagogia pela UNIVESP, e de Especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis pela ESALQ/USP. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Ambiental, Tecnologias Sociais, Saneamento Rural e Educomunicação. Pesquisador e Extensionista do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP), membro titular do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável da Câmara dos Vereadores de Piracicaba/SP e militante Ecossocialista.

Bruno Oliveira Garcia

Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, mestrando pelo Programa Interunidades de Pós Graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA), pesquisador do Laboratório de Política e Educação Ambiental (Oca).

Érica Speglich

Professora especialista. Graduada em Biologia, especialista em Divulgação Científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, todos na Unicamp. É uma das idealizadoras do curso de especialização Educação e Sustentabilidade Ambiental. Sua produção acadêmica caminha entre imagens, cinema, educação, ambiente, ciência e divulgação e a atuação como professora é voltada especialmente para a formação – inicial e continuada – de professores.

Giovanna Alves de Paiva Zanquetta 

Graduada em Pedagogia e Engenharia Agronômica, Mestre em Agronomia e Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada ESALQ/CENA – USP (2020). Atua na área de Educação Ambiental no desenvolvimento de projetos, intervenções em escolas e oficinas para a comunidade.

Giovana Metzner Ferreira

Estagiária. Graduanda em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Biológicas pela ESALQ/USP participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por um ano (2018-2019) e atualmente compõe a equipe pedagógica do curso. Também ministra aulas de biologia no curso popular pré-vestibular “Aprimorando” em Limeira. Empreendedora e idealizadora da empresa Papoula de cosméticos veganos.

Isabela Kojin Peres

Bacharel em Gestão Ambiental, Mestre em Ciências pela USP e doutoranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (USP), pesquisando sobre a participação social na restauração da Mata Atlântica. Atua como pesquisadora e educadora ambiental no Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ), na Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – ANPPEA e no Fórum Popular da Natureza.

Júlia Benfica Senra

Engenheira Florestal graduada pela Universidade de Brasília – UnB, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e doutoranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada – USP – pesquisando sobre a relação entre diálogo e floresta. Atua como pesquisadora e educadora ambiental no Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP).

Juliana Pereira de Souza

Graduanda em engenharia agronômica na ESALQ/USP, a caminho do 4° ano. Membra do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA pelo subgrupo Casa do Bem Viver. Participante do laboratório de Biogeoquímica no CENA, Esalq, com foco em avaliação e análise toxicológicas e atuante na área de proteção do pescado.

Jonathan Ferreira Macedo

Faz Graduação e Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Atua como Diretor de Comunicação no Centro Acadêmico de Ciências Biológicas e como Coordenador no Grupo de Extensão de Plantas Medicinais – GEPLAM, ligado ao departamento de Genética. É Representante Discente Suplente na Congregação e tem ligação com o Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA da ESALQ/USP com participação no Grupo Casa do Bem Viver.

Kátia Carolino

Aluna de doutorado em Ciência Ambiental na Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Ambiental, especialista em Formação de Professores e em Direito Administrativo e advogada. Integrante da OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Também é pesquisadora no projeto Ecological Economics, Commons Governance and Climate Justice da York University. Foi professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras (NUPAUB) da Universidade de São Paulo.

Lucas Batista Blaz Cid 

Faz Graduação em Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Já fez parte do Grupo de Articulação Extensionista Marechal Rondon, como bolsista no Projeto Aprender na Comunidade. Hoje, é membro do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA pelo subgrupo Casa do Bem Viver.

Lorena Gebara Benetton

Pesquisadora, Biologa de Campo e Educadora; atua como Coordenadora em Projetos SocioAmbientais: engajadora de redes e gestora de territórios, com práxis de ações e conteúdos voltadas para a Sustentabilidade Integral. Atualmente gerencia o Projeto Sustentabilidade Integral um espaço Ecocultural em Embu-Guaçu em uma proposta agroecologia em 15hectares de Mata Atlântica manejada e preservada.

Maria Henriqueta Andrade Raymundo

Mestra em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo (2002) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas (1994). Atualmente está como pesquisadora colaboradora da Oca- Laboratório de Educação e Política e Ambiental (ESALQ/USP) integrando a equipe de pesquisa e coordenação da secretaria executiva da ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental na construção do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental ? MonitoraEA. Integra, também, como pesquisadora colaboradora o LADIS ? Laboratório de Análises e Desenvolvimento de Indicadores do CCST/INPE

Maria Luísa Bonazzi Palmieri 

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação pela UNESP de Rio Claro (2011) e doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada ESALQ/CENA – USP (2018). É especialista ambiental do Instituto Florestal lotada na Estação Experimental de Tupi (Piracicaba-SP) e atua na área de educação ambiental em áreas protegidas, com o desenvolvimento de pesquisas científicas, projetos de intervenção, cursos de formação de professores e materiais educativos.

Marcos Sorrentino

Doutor em Educação e pós-doutor pela Universidade da Coruña, UDC, Espanha (2018), pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável – UnB (2010) e pelo departamento de Psicologia Social – USP (1999). Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2003 a 2008. De 2012 a 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação. Atua há 32 como professor na ESALQ/USP e como coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca. Conselheiro do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA. Atua principalmente com os seguintes temas: formação de educadores ambientais, ambientalismo, políticas públicas, educação.

Mirian Rother

Professora especialista. Doutora em Ciências (USP). Graduada em Comunicação Social, mestre em Educação (2002). É uma das idealizadoras do curso de especialização Educação e Sustentabilidade Ambiental. Possui experiência em docência de ensino superior na área de Comunicação Social, Educação e Gestão Ambiental. Atua principalmente com os seguintes temas: educomunicação, políticas públicas, mobilização social, intervenções socioambientais.

Nadia Rosário de Oliveira

Graduada em Engenheira Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de meio ambiente; com ênfase em educação ambiental; viveiros educadores; políticas públicas ambientais e agrícolas; agroecologia e agrofloresta. Atualmente é mestranda no programa Ecologia Aplicada Interunidades ESALQ-CENA, além de pesquisadora e extensionista do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA da ESALQ/USP.

Rachel Andriollo Trovarelli

Coordenadora administrativo-pedagógica. Doutoranda e mestre em Ciências (USP). Graduada em Gestão Ambiental (USP). É pesquisadora da Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental há 10 anos, desenvolvendo pesquisas-intervenção. É uma das idealizadoras do curso de especialização Educação e Sustentabilidade Ambiental, atuando na coordenação administrativo-pedagógica desde 2016. Atua também como professora especialista, tutora e interlocutora dos projetos de intervenção.

Rodrigo Machado

Doutorando em Ciência Ambiental pelo PROCAM-IEE/USP, mestre em Educação, especialista em Gestão Ambiental e Planejamento Turístico e bacharel em Turismo. É servidor público estadual, na carreira de Especialista Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do estado de São Paulo, representando atualmente a SMA na Comissão Estadual de Educação Ambiental (CIEA-SP). Atua com Educação Ambiental em suas interfaces com os demais instrumentos da política de meio ambiente, trabalhando em processos educadores de promoção e qualificação da participação social no desenvolvimento de públicas públicas. Como pesquisador, desenvolve tese sobre o potencial da Educação Ambiental produzir contra-hegemonia a partir de processos educadores vinculados à gestão participativa de Unidades de Conservação, dialogando com categorias desenvolvidas por Antonio Gramsci e também participa de atividades de pesquisa do Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq, a Oca.

Simone Portugal

Possui graduação em Educação Artística Licenciatura Em Música pela Faculdade de Educação Musical do Paraná(1984) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília(2008). Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação ambiental crítica, agenda 21 escolar, fazer educativo, Participação, potência de ação e projeto político pedagógico