Equipe

24 de janeiro de 2020

Marcos Sorrentino

Supervisor Geral. Doutor em Educação e pós-doutor pela Universidade da Coruña, UDC, Espanha (2018), pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável - UnB (2010) e pelo departamento de Psicologia Social - USP (1999). Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2003 a 2008. De 2012 a 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação. Atua há 32 como professor na ESALQ/USP e como coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca. Conselheiro do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA. Atua principalmente com os seguintes temas: formação de educadores ambientais, ambientalismo, políticas públicas, educação.

Demóstenes Ferreira da Silva Filho

Coordenador. Professor Livre docente da USP. Coordena o curso de Pós-graduação em Recursos Florestais da USP e possui larga experiência em ferramentas de diagnóstico de árvores. É líder do grupo de pesquisa Silvicultura urbana do CNPq. Atua principalmente com os seguintes temas: arborização urbana, gestão ambiental urbana e políticas públicas ambientais.

Edson José Vidal da Silva

Vice- coordenador. Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, Pós-Doutorado pela Universidade da Flórida (2008) e Livre-Docência pela USP (2017). Atuou por 14 anos como pesquisador do IMAZON. É Professor Doutor na ESALQ/USP desde 2006, onde coordena o Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP). É Pesquisador colaborador do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council - FSC Brasil) (desde 1993) e compõe a sua câmara ambiental (desde 2016).

Rachel Andriollo Trovarelli

Coordenadora administrativo-pedagógica. Doutoranda e mestre em Ciências (USP). Graduada em Gestão Ambiental (USP). É pesquisadora da Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental há 10 anos, desenvolvendo pesquisas-intervenção. É uma das idealizadoras do curso de especialização Educação e Sustentabilidade Ambiental, atuando na coordenação administrativo-pedagógica desde 2016. Atua também como professora especialista, tutora e interlocutora dos projetos de intervenção.

Vivian Battaini

Coordenadora administrativo-pedagógica. Doutora e mestre em Ciências (USP). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca há 9 anos. É uma das idealizadoras do curso de especialização Educação e Sustentabilidade Ambiental, atuando na coordenação administrativo-pedagógica desde 2016. Atua também como professora especialista, tutora e interlocutora dos projetos de intervenção. Também atua como educadora ambiental no Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA.

Bianca Limonge Avancini

Secretária Executiva e professora especialista. Atua como educadora e tutora na equipe pedagógica desde 2017. Graduada em Engenharia Florestal (ESALQ/USP), Técnica em Meio Ambiente pela ETB/ENFERMAP (2012). Atua na Oca há 5 anos em projetos de extensão com foco em formação de formadores. Possui experiência com processos participativos em arborização urbana.

Érica Speglich

Professora especialista. Graduada em Biologia, especialista em Divulgação Científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, todos na Unicamp. É uma das idealizadoras do curso de especialização Educação e Sustentabilidade Ambiental. Sua produção acadêmica caminha entre imagens, cinema, educação, ambiente, ciência e divulgação e a atuação como professora é voltada especialmente para a formação – inicial e continuada – de professores.

Giovana Metzner Ferreira

Estagiária. Graduanda em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Biológicas pela ESALQ/USP participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por um ano (2018-2019) e atualmente compõe a equipe pedagógica do curso. Também ministra aulas de biologia no curso popular pré-vestibular “Aprimorando” em Limeira. Empreendedora e idealizadora da empresa Papoula de cosméticos veganos.

Mirian Rother

Professora especialista. Doutora em Ciências (USP). Graduada em Comunicação Social, mestre em Educação (2002). É uma das idealizadoras do curso de especialização Educação e Sustentabilidade Ambiental. Possui experiência em docência de ensino superior na área de Comunicação Social, Educação e Gestão Ambiental. Atua principalmente com os seguintes temas: educomunicação, políticas públicas, mobilização social, intervenções socioambientais.

Semíramis Albuquerque Biasoli

Professora especialista. Doutora em Ciências (2015), graduada em Ciências jurídicas, pós-graduada em Gestão Ambiental pela UNICAMP (2003). Integrante da Rede Paulista de Educação Ambiental e pesquisadora junto a Oca. Trabalhou junto ao Departamento de EA do Ministério do Meio Ambiente (2004/2008). Desenvolve consultorias com ênfase em Políticas Públicas, com processos participativos e coletivos com políticas de formação de educadora/es ambientais. É Secretária geral do FunBEA - Fundo Brasileiro de Educação Ambiental desde 2010.

Ana Luiza Medeiros Bernussi

Estagiária. Graduanda em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP, atualmente compõe a Equipe Pedagógica do Curso de Especialização "Educação e Sustentabilidade Ambiental" da OCA/ESALQ/USP. Atuou também como bolsista do Grupo de Trabalho Direitos Humanos (GTDH) ESALQ/USP e na articulação de eventos à caráter científico, político e deliberativo do curso de Gestão Ambiental à nível regional.

Katia Maria P. M. de Barros Ferraz

Professora USP. Doutora em Ecologia de Agroecossistemas (USP) e mestre em psicologia (USP). Coordena o Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre (LEMaC na ESALQ/USP). É integrante do Conservation Planning Specialist Group (CPSG) da IUCN. É membro do Instituto Pró-Carnívoros. É bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq.

Ciro Abbud Righi

Professor USP. Doutor e mestre em agronomia (USP). Atualmente é revisor dos periódicos – Pesquisa Agropecuária Brasileira; Agrotrópica e AJAR (African Journal of Agricultural Research). Pós-doutoramento na USP e no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Manaus-AM (2007-2008). Atua com ciências florestais e sistemas agroflorestais.