Equipe

24 de janeiro de 2020

Coordenação

Marcos Sorrentino. Supervisor Geral do Curso de Especialização, membro do Comitê de Gestão Democrática e Professor USP. Possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (1995) e pós-doutorados no Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (1999) e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2010), onde também foi pesquisador colaborador. Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis. Desde 1988 atua no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, atualmente como professor sênior, coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca).

Demóstenes Ferreira da Silva Filho. Coordenador do Curso de Especialização, membro do Comitê de Gestão Democrática. Professor Livre docente da Universidade de São Paulo. Coordena o curso de Pós-graduação em Recursos Florestais da USP Possui larga experiência em ferramentas de diagnóstico de árvores. É líder do grupo de pesquisa Silvicultura urbana do CNPq e foi bolsista de produtividade em pesquisa de 2012 a 2014. Atua principalmente com os seguintes temas: Silvicultura Urbana, Desenho florestal urbano, Florestas Urbanas, Arborização urbana, Áreas de lazer, Desenvolvimento Urbano, Paisagismo, Videografia multiespectral, Gestão da Arborização Urbana Manejo Florestal Urbano e Tomografia de impulso para avaliação do risco de queda de árvores.

Paulo Eduardo Moruzzi Marques. Vice-coordenador do Curso de Especialização. Realizou graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Sociologia (études des sociétés latino-américaines), no Institut des Hautes Etudes de lAmérique Latine, la Sorbonne nouvelle, Paris III (2002), pós-doutorado em Sociologia no Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (LADYSS), na França (2013) e livre-docência em Sociologia na Universidade de São Paulo (2014). Atualmente, é professor associado de Sociologia na Universidade de São Paulo (com ênfase em Sociologia Rural). Desenvolve seus trabalhos principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural, alternativas agrícolas, segurança/soberania alimentar, assentamentos rurais e circuitos curtos de proximidade. Atua no Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA-ESALQ) em Ecologia Aplicada, da USP na linha de pesquisa de ambiente e sociedade

Coordenação Pedagógica e Executiva

Rachel Andriollo Trovarelli. Coordenadora administrativo-pedagógico no Curso de Especialização Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis. Atua na equipe pedagógica como professora, tutora, interlocutora dos projetos de intervenção e membra do Comitê de Gestão Democrática. É doutoranda em Ciências (USP), mestre em Ciências (USP) e gestora ambiental (USP). Atua na gestão de projetos socioambientais e como facilitadora de processos de grupos e organizações. É pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca – ESALQ/USP) desde 2013, atuando em projetos de educação ambiental, formação de professores, formação de educadores ambientais, intervenção socioambiental, bem-estar e felicidade

Vivian Battaini. Coordenadora administrativo-pedagógico no Curso de Especialização Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis. Atua na equipe pedagógica como professora, tutora e interlocutora dos projetos de intervenção. Doutora em Ciências – Programa Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA, 2017). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca (ESALQ, 2010 – 2019). Mestre em Ciências (ESALQ/CENA, 2011). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP/São Carlos, 2010). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp – Rio Claro, 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental.

Equipe Pedagógica

Bianca Limonge Avancini. Secretária Executiva do Curso de Especialização Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis. Atua como tutora na equipe pedagógica. Técnica em Meio Ambiente pela ETB/ENFERMAP- Escolas Técnicas do Brasil (2012), graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atua na Oca desde 2016 no Projeto Circulando Livros e Saberes (2016-2017) e faz parte da equipe do Curso desde 2017. Os principais temas de interesse são: transição para sociedades sustentáveis, educação ambiental e arborização urbana.

 

Érica Speglich possui graduação em Biologia, especialização em Divulgação Científica e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, todos na Unicamp. Sua produção acadêmica caminha entre imagens, cinema, educação, ambiente, ciência e divulgação e a atuação como professora é voltada especialmente para a formação – inicial e continuada – de professores. Fora do ambiente acadêmico, procura apoiar e manter espaços e iniciativas que promovam formas de ser e estar no mundo mais artesanais, sustentáveis e coletivas.

 

Giovana Metzner Ferreira. Graduanda em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Biológicas pela ESALQ/USP, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por um ano (2018-2019) e atualmente compõe a Equipe Pedagógica do Curso de Especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis” – OCA/ESALQ. Também ministra aulas de biologia no cursinho popular pré-vestibular “Aprimorando”  em Limeira. Seus interesses variam ao longo de um curto espaço de de tempo pois tudo lhe desperta interesse o tempo todo.

 

Karine Faleiros. Formada em Engenheira Florestal pela ESALQ-USP, facilitadora de processos sociais voltados à sustentabilidade e educadora ambiental, com experiência na gestão de projetos socioambientais, elaboração de materiais didáticos, articulação social, arte educação e educomunicação. Ressalta em seus trabalhos as interfaces entre sociedade, cultura e ambiente. Realiza-se profissionalmente em processos de criação e aprendizagem coletivos e no contato e interação com a diversidade de realidades socioambientais.

 

Mirian Rother é Doutora em Ecologia Aplicada pelo PPG Interunidades ESALQ – CENA, USP (2016), linha de pesquisa Ambiente e Sociedade. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), linha de pequisa Educação em Ciências, com ênfase em Educação Ambiental. Tem experiência em docência de ensino superior na área de Comunicação Social, Educação e Gestão Ambiental.

 

Professores USP

 

Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2004). Atualmente é professor doutor do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre (LEMaC  na ESALQ/USP. Participa como orientador dos Programas de Pós-Graduação em Recursos Florestais (PPGRF) e Ecologia Aplicada (PPGI-EA). É membro do Conservation Planning Specialist Group (CPSG) da IUCN. É membro do Instituto Pró-Carnívoros. É bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Tem interesse em pesquisa nas áreas de ecologia animal aplicada, manejo de fauna silvestre, conservação da biodiversidade, modelagem de distribuição de espécies e dimensões humanas.

 

Vânia Galindo Massabni. Membra do Comitê de Gestão Democrática. Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em Educação Para a Ciência (2000), doutorado em Educação Escolar (2005), pela UNESP e pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho (Portugal). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo (ESALQ), onde coordena o GEDePE (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa) que atua na pesquisa e extensão. Investiga a formação docente na Licenciatura e pós graduação (Programa PAE) e orienta no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA), na linha Educação, e no ProfCiamb/USP. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Biologia, com ênfase na linha Ensino-Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas às contribuições piagetianas para compreensão do trabalho educativo e do pensamento e ação docente, em especial seu desenvolvimento profissional. Aborda principalmente os seguintes temas:prática pedagógica, ensino e aprendizagem, contextos e desenvolvimento profissional, formação de professores (Licenciatura/estágios), resolução de problemas, meio ambiente e sustentabilidade na prática docente, ensino de Biologia, atividades práticas e materiais didáticos no ensino de Ciências, trabalho docente, construtivismo, política educacional, metodologia de ensino.